fbpx

Serviço de clipagem: saiba como ele mantém sua empresa bem informada

Serviço de clipagem: saiba como ele mantém sua empresa bem informada

Você já ouviu falar sobre o serviço de clipagem? Esse trabalho é um dos pilares fundamentais da assessoria de imprensa. Ele é importante para o assessor e principalmente para o cliente. É através dele que se pode identificar e mensurar os resultados alcançados ao longo do trabalho.

No decorrer deste conteúdo, vamos explicar o que é esse serviço, como ele é desenvolvido, as formas de avaliar o sucesso de uma campanha nos veículos de comunicação e como você/sua empresa pode manter-se atualizado (a) sobre as ações dos concorrentes. Confira!

O que é o clipping?

O clipping é o monitoramento diário de notícias. Dessa forma é possível que o cliente tenha conhecimento de qualquer tipo de inserção na imprensa relacionada a ele.

Com esse monitoramento é possível:

  • Descobrir o que as pessoas pensam e falam sobre a sua marca;
  • detectar possíveis crises de comunicação;
  • monitorar concorrentes;
  • mensurar resultados do trabalho de comunicação.

Estar atento aos principais assuntos tratados nas mídias é necessário para gestão da imagem de uma empresa. E por quê isso seria importante? A partir da construção desse conjunto de notícias sobre seu nome ou de sua empresa, é possível enxergar falhas, pontos fortes e oportunidades. Falando nelas, agora a hora de identificá-las e construir estratégias de sucesso!

Como funciona o serviço de clipagem?

Primeiramente, é preciso deixar claro que o processo de clipagem é desenvolvido de forma personalizada para cada empresa ou pessoa. Nada de conteúdo genérico! Esse serviço cobre vários tipos de mídias, como sites, jornais impressos, blogs, rádios e televisão.

Em um mundo onde smartphones protagonizam a comunicação, existe também monitoramento de opiniões nas redes sociais. Afinal, são esses os canais mais acessíveis para a maioria do público. Todo material encontrado nos veículos é compilado e enviado diariamente para o cliente.

Após essa etapa, vem a fase de análise do que foi dito acerca da sua marca. Essas menções podem ser:

  • Positivas;
  • negativas;
  • neutras.

Quanto à natureza da pauta, ela pode ser:

  • Reativa (a imprensa busca o assessor);
  • proativa (a pauta é enviadas aos jornais);
  • espontânea (publicado diretamente pela imprensa).

Por que contratar o serviço?

Lembra que falamos anteriormente que a partir do clipping podemos traçar estratégias? Pois é, vamos dar um exemplo para entender como é importante estar em sintonia com os veículos de comunicação. Digamos que seus assessores descobriram em um nota de um colunista que o seu principal concorrente está fazendo uma campanha para ganhar espaço no mercado. Diante dessa informação, você pode se antecipar e realizar ações que garantam a sua fatia do setor.

Falando assim pode até parecer simples, mas esse é um trabalho minucioso. Para que funcione, essa pesquisa é realizada constantemente e buscando preencher qualquer brecha para que informações importantes não passem despercebidas.

Com o clipping, o assessor pode entregar mensalmente ao cliente um relatório com uma análise dos resultados obtidos. É nesse momento em que o assessorado irá mensurar a mídia espontânea e o quanto foi economizado nos casos de pautas positivas.

Pronto para usufruir dos benefícios de um serviço de clipagem? Você se manterá sempre bem informado e pronto para tomar as decisões corretas.

Acesse nossas páginas no Facebook e Instagram da VSM Comunicação para acompanhar algumas das inserções conquistadas para nossos clientes e saiba como podemos te ajudar.

Gostou do texto?

Assine esta newsletter e receba nossos conteúdos sobre Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa e Marketing Digital

Deixe uma resposta

Fechar Menu