fbpx

São Gonçalo do Amarante tem taxa de testagem para a Covid-19 superior a de EUA e Itália

São Gonçalo do Amarante tem taxa de testagem para a Covid-19 superior a de EUA e Itália

Município já realizou quase 1,5 mil testes em uma população de 48 mil habitantes. Taxa de 31,1 testes por mil habitantes é superior à realizada por italianos, que é de 23,1

O município de São Gonçalo do Amarante tem se destacado entre os que mais fazem a testagem rápida para detecção do novo coronavírus, no País. A taxa de 31,1 testes a cada mil habitantes, registrada até o último dia de maio, é superior, inclusive, a de alguns países desenvolvidos.

Para efeito comparativo, os Estados Unidos têm taxa de 12,2, bem menos da metade da registrada em São Gonçalo do Amarante. Mesmo a Itália, um dos primeiros epicentros mundiais da Covid-19, tem testagem inferior à do município, 23,1. O dados são da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Ao todo, o município já realizou 1.495 testagens rápidas em uma população de cerca de 48 mil habitantes. Outra marca importante é a de taxa diária de testagem por mil habitantes, que é de 0,66. A marca é superior à da Alemanha, que tem taxa de 0,59, e supera a de todos os países da América Latina. A taxa de mortalidade, de 2,3% é bem inferior à nacional que é de 6,2% e mesmo à de Portugal, que é de 4,3%. O país europeu é considerando uma das referências mundiais no combate ao novo coronavírus.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo do Amarante tem 928 casos confirmados de Covid-19, 433 pacientes curados e 21 óbitos, além de 456 pacientes fazendo tratamento domiciliar e 18 hospitalizados. Para a secretária municipal de Saúde, Mabel Andrade Girão, “o esforço e dedicação de todos os profissionais da gestão envolvidos, e das equipes da Atenção Básica para o enfrentamento da doença e diagnóstico precoce a partir dos primeiros sintomas, tem sido o diferencial neste momento”.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, o município “dispõe atualmente de 48 leitos ao total e 5 UTI´s, sendo que destes, 24 leitos estão reservados para pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. Outros 21 leitos serão implantados nos próximos 15 dias em nova ala que está sendo construída como um hospital de campanha, anexa ao Hospital Municipal”.

Elder Gurgel, coordenador do ComVida (comitê que coordena as ações do município no enfretamento à Covid-19), destaca que “além de São Gonçalo do Amarante ser um dos que mais faz testes rápido para detectar a doença, foi um dos que mais investiu nessa abordagem. A maioria dos testes rápidos que utilizamos foi adquirida com recursos próprios”.

Ele lembra ainda que, graças às ações tomadas, o município não necessitou implantar o isolamento social rígido, o chamado lockdown. “Estabelecemos decretos que visam o controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas fronteiras e também fizemos fiscalizações em comércios e bancos, dando orientação e suporte à população”, explica.

Já o Prefeito Cláudio Pinho ressaltou que os bons números do município demonstram também “uma conquista do trabalho e dedicação que vem sendo realizado pelos profissionais que estão na linha de frente” e parabenizou as equipes da Saúde da Família, dos postos de saúde, das UPAs e do Hospital Municipal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu