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Por que amamos entregar press kit à imprensa (e você também deveria)

Por que amamos entregar press kit à imprensa (e você também deveria)

A todo momento jornalistas e influenciadores digitais estão recebendo press kits de empresas, organizações ou eventos. Essa estratégia, muito utilizada por relações públicas (RP) e assessores de imprensa, pode ser uma ótima forma de fortalecer o relacionamento da empresa ou profissional com a mídia.

Isso acontece pois abre uma oportunidade de visibilidade orgânica (sem custos) para as marcas. Entretanto, também pode ser um desperdício de dinheiro se a ação não for bem planejada.

Você quer entender melhor o que é Press Kit e quando enviá-lo à imprensa? Vamos te ajudar com essas dúvidas e ainda te dar algumas dicas preciosas na hora de fazer uso dessa ferramenta. Boa leitura!

Quando enviar?

Antes de saber quando enviar esse material, é importante saber exatamente no que ele consiste. Também chamado de kit de imprensa, ele nada mais é do que um conjunto de objetos que se relacionam entre si e com aquilo que a organização/profissional deseja divulgar.

É de costume enviar, juntos com os objetos, um release sobre o tema que está sendo divulgado ou uma carta explicando o conteúdo e o porquê do envio daquele material.

Então, sempre que eu quiser divulgar algum produto ou serviço devo enviar um press kit? Não! Veja algumas situações em que essa estratégia pode ser usada.

  • Lançamento de um novo produto;
  • divulgação de um evento;
  • em coletivas de imprensa;
  • em treinamentos, encontros ou feiras.

Em todos os exemplos acima, vemos que se trata de situações específicas e não rotineiras, por isso a necessidade de chamar a atenção do público para aquilo que você quer divulgar.

Essas situações também nos mostram que esse público nem sempre é o mesmo e por isso é preciso adequar a distribuição de acordo com o perfil de quem vai recebê-lo. Aqui cabe, então, atenção para a próxima pergunta.

Para quem enviar?

A escolha do público que receberá o seu press kit é uma das coisas mais importantes a ser planejada na hora de usar essa estratégia de divulgação.

Muitas vezes vemos empresas distribuindo os mesmos kits para diferentes públicos, sem entender que cada um tem um perfil e, por isso, muitos desses materiais acabam indo parar na lata do lixo.

Outro erro muito comum é não adequar a lista de pessoas que vai receber os press kits com o objetivo da ação.

Se você tem uma empresa de cosméticos, por exemplo, e vai lançar uma nova linha de maquiagem, será que é uma boa ideia enviar amostras dos produtos e informações sobre eles para jornalistas de redação?

Esses profissionais muito provavelmente não vão poder divulgar o seu produto nos veículos em que atuam por ser algo muito comercial (a não ser que se trate de espaços que têm essa linha editorial).

Direcione os esforços

Em casos como o citado anteriormente, enviar o material para uma lista de digitais influencers com boa reputação, que costumam falar sobre cosméticos e que tem um bom engajamento nas redes com o público da sua empresa, pode ser bem mais interessante.

Já em eventos, coletivas ou treinamentos, é comum compilar as informações que serão divulgadas. Esse resumo pode ser em material físico (impresso) ou digital (pen drives,CDs, etc). Nesses tipos de kits, a informação é o mais importante.

A forma como você vai apresentar fica ao seu critério, mas a dica é que tudo seja de fácil acesso. Lembre-se que a vida do jornalista de redação é muito corrida, então, se você puder facilitar o trabalho dele, o seu material terá muito mais chances de ser visualizado.

Seja com o objetivo de divulgar informações, novos produtos ou fortalecer a imagem da marca, os press kits são sempre bem-vindos. Afinal, quem não gosta de receber “presentinhos”? Contudo, é preciso alguns cuidados.

Dicas importantes

Analise

Se você vai optar por enviar para influenciadores, estude um pouco o que eles costumam postar e a linguagem que eles usam para que o seu material seja melhor recebido.

Personalize

Pessoalize a sua divulgação. Se você for entregar uma roupa, é importante garantir tamanho adequado. Além disso, cartões endereçados diretamente à pessoa e escritos à mão são bem mais simpáticos.

Informação relevante

Quando for enviar para a imprensa, lembre-se que o objetivo é informar, não comprar a pauta. Por isso, é bom pegar leve nos “presentes” dados aos jornalistas.

Atenção à entrega

Esteja atento à questão logística. Se for enviar pelos correios, poste com antecedência para não correr o risco do objeto chegar atrasado. Caso o kit contenha itens frágeis ou perecíveis, a atenção deve ser redobrada. Você não vai querer que a pessoa receba seu material avariado ou vencido, não é mesmo?

Capriche!

A apresentação é muito importante, principalmente ao saber que a maioria dos influenciadores e jornalistas publica nas suas redes sociais o material recebido. Então, melhor caprichar!

Agora que você entendeu por que amamos enviar press kits à imprensa e o motivo deles estarem sempre em alta, não deixe de incluir essa estratégia para se comunicar com seus diversos públicos. Mas lembre-se: planeje bem essa ação!

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto e quer mais orientações para enviar press kits, siga o Facebook e o Instagram da VSM Comunicação e entre em contato conosco!

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