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Saiba como identificar um bom Plano de Assessoria de Imprensa

Saiba como identificar um bom Plano de Assessoria de Imprensa

Não há dúvidas de que quando se contrata um serviço de assessoria de imprensa você deseja alcançar resultados positivos, não é? No entanto, para que se conquiste visibilidade e espaço na mídia é necessário ter em mãos um bom plano de assessoria de imprensa.

A maior vantagem que esse documento traz é a formalização de estratégias e definição de ações para alcançar resultados pré-definidos, a médio e longo prazo.

Vale ressaltar que o plano é elaborado de forma individual para cada cliente. A partir daí, relações diretas com público, jornalistas e imprensa são construídas .

Quer saber com identificar um bom plano? Confira algumas dicas que transformará suas relações com a imprensa. Boa leitura!

Objetivo de trabalho

Vamos iniciar falando que o básico na criação do plano de assessoria de imprensa é identificar qual o objetivo a ser alcançado.

Parece simples? Nem sempre! Saber onde você deseja chegar pode uma das tarefas mais complexas. Entretanto, será fundamental para saber quais são as melhores ferramentas e estratégias. Esse passo é obrigatório na hora de construir uma base sólida e ter a certeza que está estamos indo no caminho certo.

Defina seu público-alvo

Com quem você quer se comunicar? Todo o material que for produzido e divulgado para a imprensa deve ser voltado para o seu público-alvo. Definir quais são as pessoas certas é essencial para o sucesso de suas ações.

Veículos estratégicos

Estabelecer os veículos que você vai trabalhar é, sem dúvidas, um ponto bastante estratégico. Após saber que tipo de conteúdo será divulgado, identifique onde seu cliente ideal busca por informações.

Conseguiu identificar onde seu público se informa? Excelente! É hora de criar um mailing de jornalistas e veículos para divulgação do material produzido pela assessoria de imprensa.

Nessa lista devem constar, obrigatoriamente:

  • nome do veículo noticioso;
  • o nome da(o) jornalista;
  • telefones;
  • e-mails.

Dados como perfis de redes sociais, fotos e outras informações importantes podem ser acrescentados, dependendo do objetivo da sua empresa.

Cronograma de ações

Todo o trabalho elaborado deverá um determinado tempo para ser executado. O cronograma ajudará no controle de produção de pautas, contato com fontes, e no controle de resultados da estratégia.

Elabore o material e divulgue

Com o texto pronto (release/nota), pode ser iniciado o trabalho com a imprensa. Não esqueça de fazer o follow-up junto aos jornalistas, sobretudo os mais importantes para alcançar o seu objetivo. Aquele que foi definido no início deste texto, lembra?

Colete resultados

Conseguiu cumprir todas as etapas até aqui? Ótimo! Agora é verificar todo material trabalhado e publicado. A partir disso, elabore um relatório com os resultados alcançados de tudo o que foi divulgado na imprensa.

Por meio dele, será possível mensurar seus resultados e pensar em novas estratégias para ações futuras. Se tudo der certo, quer dizer que seu plano funcionou perfeitamente!

Você entenderá que o tempo investido para elaborar o planejamento será mais bem aproveitado no decorrer das atividades.

Gostou do conteúdo? Se você deseja obter um bom plano de assessoria de imprensa para sua empresa entre em contato com a VSM Comunicação através do formulário na página inicial do site.

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