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Monitoramento de redes sociais: 4 motivos para ir além do seu perfil

Monitoramento de redes sociais: 4 motivos para ir além do seu perfil

Você com certeza acompanha os comentários e as menções nos perfis da sua empresa, não é? Mas você sabe o que as pessoas estão falando além dos canais analisados pela sua equipe?

Ler e ouvir o que os usuários estão conversando é importante para checar se suas estratégias estão no caminho certo e obter insights para nortear novas ações.

Ainda não está convencido? Elencamos 4 motivos para você ampliar o seu monitoramento de redes sociais e obter ótimas informações. Boa leitura!

1. Ir além da sua bolha

Segundo pesquisa da Comscore, o Brasil lidera, na América Latina, a quantidade de usuários conectados em uma rede social. Cerca de 88% da população brasileira acessa o YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest ou Linkedin.

Ou seja, são cerca de 184 milhões de pessoas compartilhando seu dia a dia e emitindo opiniões sobre diversos assuntos. E, provavelmente, a maioria dessas mensagens não estão sendo postadas nos perfis da sua empresa.

Por isso, é importante que você e sua equipe acompanhem o que está sendo dito sobre a sua marca ou área de atuação através de hashtags, palavras-chaves, grupos ou trend topics.

2. Análise de sentimentos

Os usuários detestam receber ligações de empresas de telemarketing? Não gostam de receber e-mails com ofertas? Antipatizam com campanhas mal direcionadas? Então, é melhor você entender qual a opinião deles antes de planejar e investir em uma campanha que pode trazer resultados negativos.

Ver quais assuntos despertam a simpatia das pessoas também é um ótimo ponto de partida para criar a mensagem certa. De tutoriais a mensagens inspiradoras, analise quais tipos de conteúdos relacionados a sua marca tem mais potencial de engajamento e explore eles.

Não esqueça que nas redes sociais, mesmo com a forte influência de algoritmos, despertar as emoções humanas ainda é fundamental para definir o sucesso de uma postagem

3. Identificação de crises e fake news

Estar sempre atento ao que se é dito pelos usuários é importante para identificar potenciais crises de imagens. Uma das principais causas desses “incêndios” é a desinformação. Boatos nascem e ganham proporções gigantescas baseados apenas no “ouvi dizer”. Entregar respostas precisas e objetivas, muitas vezes, é o suficiente para resolver o problema quando ele ainda está nascendo.

Outro assunto que assombra empresários e gestores são as fake news. Ter o seu nome associado a temas polêmicos, seja por má-fé ou por informações tiradas do contexto, é um pesadelo para qualquer marca. Nesse caso, vale o posicionamento rápido, eficiente e contundente para assegurar a reputação da sua empresa.

4. Enterrar as métricas de vaidade

O mito do Narciso diz que o personagem da mitologia grega morreu por apreciar em excesso o reflexo da própria imagem. Isso também pode acontecer com a sua marca. Ficar encantado com o número de curtidores e de “corações” pode ser a sua ruína.

Analise o que os usuários estão falando em hashtags e busque estar sempre entre os assuntos comentados. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Quer levar o monitoramento de redes sociais para sua empresa? A VSM Comunicação utiliza tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial para realizar o monitoramento, a categorização e análise de sentimento de postagens no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Preencha o formulário na página inicial do nosso site e receba mais informações sobre esse serviço.

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