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Saiba como a Mídia Espontânea faz toda diferença na comunicação empresarial

Saiba como a Mídia Espontânea faz toda diferença na comunicação empresarial

Você sabe o que significa mídia espontânea? Marcas recorrem a essa prática para serem divulgadas por veículos de comunicação. É uma forma de obter retorno positivo, sem custo adicional para um produto ou serviço.

Mas como isso acontece na prática?

Através deste texto, iremos explicar como uma boa estratégia auxilia no surgimento de notícias sobre a sua empresa. Vamos mostrar também que há diferença entre práticas que apresentam resultados finais parecidos. Entretanto, em alguns casos é importante ter muito cuidado. Boa leitura!

O auxílio da comunicação no mercado

Talvez não seja nenhuma surpresa dizer isso, mas diariamente jornais impressos, portais e canais de televisão recebem centenas (e às vezes milhares) de sugestões de pauta por dia. Também não é nenhuma novidade falar que boa parte dessas pautas não são aproveitadas e vão direto para a lata de lixo. LITERALMENTE!

Como se destacar nessa multidão, ganhar a atenção de jornalistas e atingir uma audiência qualificada? A assessoria de imprensa é uma das soluções.

Ela é responsável por criar o elo entre o assessorado e a imprensa em uma relação de parceria. Esse serviço também vai cuidar da identidade e encontrar quais qualidades da empresa podem ser pautados e, principalmente, em quais veículos há mais chances disso acontecer.

Lembre-se, não há nenhum acordo comercial entre as partes envolvidas. Portanto, vários fatores influenciam na hora de publicar ou rejeitar uma notícia.

É ciente da complexidade dessas questões que o assessor, não raramente um jornalista também ou um relações públicas, sugere notícias para determinados segmentos de um meio de comunicação. Contudo, sempre atento aos critérios de noticiabilidade.

É esse profissional de comunicação que irá:

  • Construir a imagem de quem a empresa é junto ao mercado;
  • listar os formadores de opinião relevantes para cada cliente;
  • expandir e ressaltar as novidades do assessorado;
  • consolidar a credibilidade e ampliar o prestígio da empresa;
  • manter uma boa relação com outros profissionais da imprensa;
  • verificar qual tipo de mídia é a mais adequada;
  • preparar os porta-vozes da empresa para diferentes cenários;
  • elaborar respostas relevantes e de impacto para jornalistas, clientes e usuários;
  • desenvolver planos e estratégias para evitar crises de comunicação.

Relação com as redações

Se não há nenhum acordo financeiro, então por que um jornal publicaria algo sem pedir nada em troca? Aqui está o grande “xis” da questão! A mídia espontânea (ou earned media) é construída através de uma trabalho contínuo da assessoria. Ou seja, diariamente o assessor colabora com notas, releases, sugestões de pautas e de entrevistados sobre assuntos de interesse público.

Através desse trabalho de formiguinha, oportunidades são encontradas e, claro, são imediatamente aproveitadas. Assim, voilá! As marcas conseguem inserções em diferentes mídias sem a necessidade de verbas publicitárias.

Além do resultado pontual, há dois aspectos que são reforçados quando um assessor de imprensa obtém um resultado positivo: a disponibilidade e confiabilidade do cliente na sua área de atuação.

Mais uma vez, não é novidade saber que os jornalistas sempre têm pressa na hora de escrever ou gravar uma matéria. Ter uma fonte de confiança e que sempre atende prontamente é um trunfo que todo profissional de redação quer ter como contato na agenda. Em alguns casos, essas parcerias podem se estender por anos e até migram para outros veículos caso o jornalista mude de empresa.

É esse tipo de relação que startups buscam construir. E qual seria o benefício para negócios que estão iniciando? É através da mídia espontânea em veículos de comunicação que essas empresas fazem seu link building. Em outras palavras, elas alcançam cada vez mais autoridade para seu site, conquistam posições no ranking do Google e fecham mais vendas.

Nada mal, certo?

Mídia paga e mídia velada

Então a mídia espontânea deve ser o principal objetivo da minha estratégia de comunicação? Não necessariamente. Como já falamos, fatores imprevisíveis influenciam na hora de colocar uma pauta no ar. Assim, a mídia paga surge como uma boa alternativa na hora de impulsionar notícias.

E como um jornal aceitaria vantagens de empresas sem sacrificar sua credibilidade? Através de publieditoriais, conteúdos patrocinados ou mesmo com parcerias benéficas para o veículo e sua audiência. O Teleton e Criança Esperança, por exemplo, são dois casos em que marcas pagam às emissoras com o objetivo de realizarem boas ações.

As mídias sociais também são ótimas formas de distribuir o conteúdo com o objetivo de aumentar a divulgação da empresa. E o melhor, com a liberdade de escolher a plataforma do anúncio e a periodicidade dessa divulgação. No final, ainda é possível medir alcance, quantidade de cliques e visualizações.

Existe também a publicidade velada, bastante comum atualmente. Ela acontece quando uma empresa paga para influenciadores digitais, por exemplo, para divulgar sua marca. O objetivo dessa modalidade é atingir um nicho de público. Na maioria dos casos, essa é uma modalidade que traz mais riscos do que benefícios. O melhor é sempre jogar limpo com o público. Ou seja, deixar claro que há uma envolvimento financeiro entre a empresa e o dono do perfil.

Agora você sabe qual o papel da assessoria e como a mídia espontânea é importante para sua empresa. Você também ficou sabendo de outras modalidades de divulgação e qual é a melhor para seu negócio. Agora é só definir qual delas utilizar em sua estratégia.

Quer saber mais? Tem dúvidas? Quer construir uma linha de de relacionamento com a imprensa para a sua empresa? Então, siga as redes sociais da VSM Comunicação e entre em contato conosco!

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Este post tem um comentário

  1. Quanta qualidade! Faz tempo que não vejo tanta informação bem detalhada em um só post, a informação bem repassada que faz a diferença. Eu como leitor amo isto, trabalho excelente!

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