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Não sabe como Gerenciar Crises na Comunicação? Veja como resolver

Não sabe como Gerenciar Crises na Comunicação? Veja como resolver

Que empresa, associação ou órgão público nunca se envolveu em um problema que prejudicou sua imagem institucional? Que entidade nunca precisou gerenciar crises na comunicação que colocavam em risco a relação com clientes, colaboradores, parceiros e sociedade?

Se a sua organização nunca passou por uma situação ameaçadora, temos uma má notícia: ela ainda passará. Mas, calma! Não é preciso ficar angustiado ou desesperado caso uma crise esteja prestes a se instalar ou pior (bem pior) já está em andamento.

Uma boa estratégia aliada ao suporte de uma assessoria de imprensa com reconhecimento no mercado ajuda decisivamente na minimização de danos (materiais e imateriais). Ela pode até transformar o que agora é um problema em uma oportunidade futura de crescimento e consolidação de credibilidade.

Pronto para blindar sua instituição ou evitar que ela passe por um sofrimento prolongado? Boa leitura!

Buscando o controle

Assim como em uma partida de futebol, o jogador precisa contornar o adversário, às vezes mais forte, para avançar e fazer o gol. A analogia pode ser aplicada em muitas situações do ambiente corporativo.

Para dar um “olé” e marcar aquele golaço na crise, você precisa enfrentar o problema de frente. Saber como ele aconteceu, sua força, o potencial destrutivo e pontos fracos são os elementos do lance perfeito que vão virar o jogo e trazer a vantagem para o seu lado.

Entretanto, o verdadeiro trabalho para evitar ameaças é realizado antes mesmo delas surgirem. Ou seja,  para lidar com um problema que afeta a imagem da sua organização e causa prejuízos a ela (inclusive, financeiramente) é, obviamente, impedir que a crise aconteça.

Por isso, antever quais situações internas ou externas vão trazer efeitos negativos é fundamental. Uma boa medida preventiva é manter reuniões periódicas com sua equipe de comunicação. Ela deve incluir outros gestores e, eventualmente, os colaboradores que estejam na base da hierarquia organizacional.

Outros pontos importantes na prevenção de crises são:

  • Criação de sistemas de monitoramento e notificações de crises;
  • identificação de públicos estratégicos que podem ser influenciados em cenários de crise;
  • treinamento de porta-vozes para entrevistas em ambientes hostis;
  • produção de comunicados prévios que possam servir de modelo para situações reais.

A importância da assessoria contra a crise

Embora ninguém conheça mais seu negócio do que você, ter o acompanhamento de profissionais que já passaram por situações semelhantes (e sobreviveram para contar a história) é uma decisão mais do que sábia. Sabe por quê?

As empresas de comunicação empresarial mantém contato direto e constante com os veículos de imprensa, além de conhecer profundamente o temperamento das redes sociais. Dessa forma, elas sabem o que esses diferentes meios esperam como resposta de uma instituição quando o problema está instalado.

E por falar nisso, uma vez em situação de crise, é fundamental responder rapidamente, tanto do ponto de vista comunicativo, quanto na busca por solucionar o problema. Contudo, algumas crises não têm solução imediata e aí a comunicação é ainda mais importante. Aqui é onde uma assessoria de imprensa age para ser a protagonista da narrativa.

É preciso explicar a jornalistas e à opinião pública o estopim da crise com informações corretas e transparentes. Tudo construído cuidadosamente, claro. Em questões sensíveis, uma tentativa frustrada de apagar o fogo só servirá para pôr mais lenha na fogueira.

Por isso, é tarefa da assessoria gerenciar crises na comunicação em todos os canais em que ela está acontecendo utilizando:

  • Comunicados de imprensa (textos oficiais informando sobre o problema e as medidas a serem adotadas)
  • Coletiva de imprensa (também chamadas de entrevistas coletivas, reunindo o maior número possível de veículos de comunicação)
  • Manual de gerenciamento de crise (mais voltado para o público interno)

Nunca esqueça o que aprendeu

Por fim, não esqueça de que ao superar a crise e ela ser esquecida  pelos meios de comunicação (mesmo que parcialmente) é preciso analisá-la para evitar sua repetição e promover melhorias em processos da organização!

Alguns modos de facilitar essa análise são a clipagem das notícias sobre o caso (aliás, é bom sempre acompanhar o que a mídia está noticiando) e até mesmo realizar pesquisas de opinião, que podem ser feitas com o auxílio de profissionais de comunicação.

E aí? Viu como uma assessoria de imprensa pode ajudar a prevenir, enfrentar e dar o drible da vaca em cenários ameaçadores?

Então, fique atento aos conteúdos que divulgamos em nosso site e em nosso blog sobre assuntos relacionados à comunicação empresarial e conheça até mesmo casos de empresas e entidades que souberam gerenciar crises na comunicação!

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