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KPI: Como saber se o gerenciamento de redes sociais da sua empresa é um sucesso

KPI: Como saber se o gerenciamento de redes sociais da sua empresa é um sucesso

Que o mundo dos negócios deu reviravoltas desde o surgimento da Internet isso você, provavelmente, já sabe. Fazer parte desse cenário que cresce e muda de regras todos os dias é um desafio constante para as marcas que querem atingir seus públicos, onde quer que eles estejam.

Para estar próximo dessas pessoas, é preciso ter presença digital relevante nos principais canais de interação, como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, etc. Mas, como saber se a sua estratégia de gerenciamento de redes sociais é bem sucedida?

Leia este texto até o final para identificar o caminho das pedras e fugir das pedras no caminho.

Cada objetivo, um KPI

Como devo medir o desempenho das minhas ações nas redes sociais? A resposta depende do seu objetivo. Se você está buscando reconhecimento da sua marca, as curtidas podem ser um meio de construir um relatório positivo. Se for para vender camisas, provavelmente não.

Isso aconteceu com a influencer Arii. Com mais de 2 milhões de seguidores e muitos “likes” em suas postagens, ela não conseguiu vender 36 peças de roupas, exigência de uma marca para fechar a parceria. O episódio mostrou muito bem que os “joinhas” não pagam suas contas, nem garantem que você se deu bem.

Em outras palavras, cada campanha pede um Key Performance Indicator (KPI) específico. São esses números que mostram o caminho certo a ser percorrido pelo seu negócio e te ajudam a fugir da sedução das métricas de vaidade. Aquelas que enchem os olhos, mas não o bolso.

A marca de roupas do exemplo anterior queria vender produtos, não conseguir mais “coraçõezinhos”. Por mais bonitinhos que fossem.

Essa relação entre “likes” e conversões é tão real que, em meados de 2019, o Instagram retirou a visualização de curtidas das postagens de usuários em vários países, incluindo o Brasil. Como era de se esperar, a medida causou uma comoção no público! Afinal, esse era o principal termômetro para saber se uma postagem estava “bombando” ou não. Mas quem faz negócios na plataforma sabe que isso, na prática, não é bem verdade.

Isso quer dizer que curtidas não importam? Claro que sim, mas elas fazem parte de um universo maior que profissionais, empresários e marcas precisam analisar.

Por que escolher um KPI

Alcance, curtidas, impressões, compartilhamentos, comentários, cliques na publicação, visualizações, etc. Você já deve ter se deparado com esses nomes no universo das redes sociais. Quando avaliamos a performance em sites e anúncios no Google, a quantidade de dados mensuráveis aumentam vertiginosamente.

Para você não se perder em um mar de planilhas, é preciso compreender que métricas são informações, KPIs são resultados.

Assim, as métricas de likes, comentários e compartilhamento podem servir de base para você medir o KPI “Engajamento” da sua campanha ou ação. Da mesma forma, a geração de lead, o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e cliques no link podem servir de base para você calcular o seu Retorno sobre Investimento (ROI). E por aí vai.

Tenha em mente os objetivos estabelecidos no plano estratégico da sua empresa e trace um KPI que pode ser analisado utilizando as métricas informadas por suas redes sociais

Benefícios no gerenciamento de redes sociais

Ter muito bem definido qual indicador não só te protege das métricas de vaidade como direciona o esforço da sua equipe. Ao “limpar” sua planilha e escolher a dedo as métricas que fazem sentido para seu negócio tornam seus relatórios precisos e a sua base de atuação muito mais confiável. Principalmente se você quer alinhar as suas equipes de comunicação e vendas.

Ou seja, comentários podem não significar novos negócios, mas se você quer aumentar o engajamento de sua postagem, saber que ela está provocando reação no público, principalmente se for positiva, é de deixar qualquer profissional de comunicação pulando de alegria.

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