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Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre gerenciamento de crise?

Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre gerenciamento de crise?

Preservar a reputação da marca é uma das maiores preocupações de empresários. Entretanto, é fácil deixar de lado esforços de preparação para uma ameaça que PODE ocorrer quando as equipes estão ocupadas com o que é relevante AGORA.

Nós entendemos que geralmente os recursos são escassos, o orçamento enxuto e o tempo curto. Mas é preciso estar sempre de prontidão. E isso é muito mais do que ter um plano robusto ou mesmo treinamentos e simulações esporádicos. Começa com a mudança de mentalidade – em toda a empresa – para perceber que a reputação é um ativo crucial e uma consideração importante em todas as decisões.

Quer saber a importância de nunca parar de estudar sobre gerenciamento de crise? Leia este artigo até o final!

Estabelecer precedentes

É muito difícil prever (para não dizer impossível) quando ou onde uma crise de comunicação vai “explodir”. Contudo, as chances podem ser reduzidas drasticamente ao observar os casos de outras empresas.

Um caso recente que gerou grande comoção pública foi a morte de um cachorro por um segurança terceirizado do Carrefour. A empresa “pecou” de diversas formas ao demorar para se posicionar e ao enviar notas desastrosas à imprensa. O resultado foi uma onda de críticas que fragilizou a rede varejista durante meses.

Você com certeza não quer ficar envolvido em casos semelhantes, não é? Então, identificar os erros serão cruciais para lidar diretamente, ou até mesmo impedir, episódio negativos envolvendo sua empresa.

O olhar externo traz grandes ensinamentos para seu plano de contingenciamento. Entretanto, não ignore seus próprios erros!

Uma crise aconteceu com sua empresa e foi contornada? Não esqueça de sempre garantir que ela não vai acontecer de novo.

Criar um senso de urgência

Muitas iniciativas de mudança fracassam porque a organização não tem interesse ou resiste ativamente ao processo de mudança. Estabelecer uma necessidade urgente de mudança é menos sobre o desenvolvimento com dados abstratos e mais sobre o uso de evidências convincentes e dramáticas que abrem os olhos dos funcionários para ver problemas e soluções.

As organizações podem, por exemplo, começar compartilhando estatísticas alarmantes com membros da sua equipe, como:

  • perdas financeiras;
  • baixas taxas de satisfação do cliente;
  • testemunhos brutais de atendimento ao cliente;
  • desempenhos de segurança alarmantes.

Ver provas tangíveis ampliam as chances dos funcionários se envolverem com a empresa em um nível emocional. Além disso, facilita um diálogo aberto sobre mudanças de posicionamento de todos os profissionais e estabelece um senso de urgência.

Ver com mais clareza

Uma visão de longo prazo servirá como um lembrete contínuo de por que a preparação para crises é importante. Sobretudo quando os funcionários entendem a missão e o propósito da organização em que trabalham.

Não dar entrevistas sem autorização, proteger documentos sigilosos, comunicar falhas à diretoria, produzir relatórios de qualidade, tratar bem o público externo, etc. As diretrizes farão mais sentido quando o caminho a ser percorrido é claro para todos.

A visão deve se integrar à missão, objetivos e valores abrangentes da marca, além de ser informado o papel de cada um para concretização desse plano.

Pronto para saber mais o sobre gerenciamento de crise? Temos outro texto falando sobre o assunto.

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