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5 motivos para Empreendedorismo e Comunicação andarem lado a lado

5 motivos para Empreendedorismo e Comunicação andarem lado a lado

O caso não é raro. O empresário monta um plano de negócios, escolhe o nicho de atuação, define o público-alvo e reconhece quais são seus concorrentes. Contudo, na hora de divulgar sua marca e conversar com seu público, tudo trava. Aí já viu: todos esforços realizados vão por água abaixo. Uma pena.

Você já passou por isso ou não quer que essa seja sua história? Pois, anote isso: para sua empresa ter sucesso é preciso que Empreendedorismo e Comunicação caminhem lado a lado. Saber como transmitir uma mensagem para diferentes públicos pode ser o seu diferencial.

Elencamos cinco motivos para você unir essas duas forças no seu negócio. Acompanhe!

1. Emplacar matéria para se tornar referência

Fazer um levantamento de assuntos importantes para o seu negócio é um bom passo para verificar os temas em que você pode ser referência. Com auxílio de uma assessoria de comunicação, o relacionamento com a imprensa pode ser mediado com excelência. Tudo isso para inserir a sua marca na mídia. Ela vai te ajudar a:

  • Identificar quais jornalistas, veículos de comunicação e colunistas têm o perfil de divulgar assuntos relacionados à sua empresa;
  • treinar os porta-vozes para dar entrevistas com mais segurança e propriedade;
  • promover encontros formais ou informações com jornalistas para estreitar o seu relacionamento com a imprensa, e fazer com que você passe a ser percebido pelas redações.

Todo esse trabalho de análise e ação também garante boas inserções com mídia espontânea. Essa será a oportunidade perfeita para mostrar aos veículos que você tem conhecimento sobre sua área de atuação.

2. Atração de backlinks

Criar um site, produzir conteúdo relevante e mostrar propriedade nos temas é também uma boa estratégia de comunicação para dar visibilidade à marca. No entanto, sair criando conteúdo sem técnicas e estratégias pode não gerar o resultado esperado. É necessário atingir o público certo. E para isso, o uso de backlink pode ajudar. E muito.

Mas, o que é isso, afinal? A estratégia de Backlink nada mais é do que ser indicado, por meio de links, em sites de referência do seu mesmo nicho de negócios. Por exemplo, uma grande consultora de moda dá dicas de lojas em que o consumidor compõe vários looks para usar no frio, e vai colocando o endereço das lojas indicadas.

Além do tráfego direto da indicação, isso ajuda na indexação do seu site em buscadores, sobretudo o Google. Assim, as chances de você aparecer em primeiro para um cliente em potencial são mais altas.

Mais uma vez: bem simples, né? Só que não! Essa tarefa exige muito esforço de planejamento e de relacionamento para encontrar os sites certos para conquistar backlinks suculentos.

3. Possibilidade de viralizar

Produzir um conteúdo viral é um sonho no mundo digital. É nessa hora que o planejamento de comunicação pode criar as estratégias para o sucesso da publicação. Quando entregamos um conteúdo de qualidade e relevante para o público, as possibilidades de viralizar são ainda maiores, uma vez que a audiência se mantém fiel e engajada.

4. Gerenciamento de reputação

Entender o valor da sua marca, como ela é vista, representada e aceita pelo público é muito importante para manter uma boa reputação do seu negócio. Assim, sabendo quem você é será possível saber quais métricas são importantes para sua empresa. Curtidas, cadastros, cliques, comentários, etc. Cada um desses indicativos são modos diferente de determinar o sucesso para negócios diferentes.

Medir os resultados com os dados corretos é a melhor forma de saber que está em um caminho rumo ao sucesso.

5. Novos públicos

Com o monitoramento da reputação, é possível também mapear e planejar a expansão da sua marca, empresa, negócio e conteúdo para novos públicos. Um bom posicionamento de marca e um trabalho alinhado com a comunicação pode abrir os horizontes e possibilidades para novos mercados.

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