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Dicas de Design para quem não é designer

Dicas de Design para quem não é designer

Você pode até achar que não entende nada sobre design. Mas, com certeza, já percebeu que ele faz a diferença em uma peça de comunicação. 

Não importa se se trata de um post para as redes sociais, do jornal interno da empresa, de um e-mail marketing ou de um anúncio em um outdoor: um belo dia cai no seu colo a missão de aprovar uma arte. E agora? Como proceder?

É preciso saber avaliar se a peça em questão tem um design assertivo, que vai possibilitar que ela alcance o resultado esperado. Um design mal feito pode levar a uma grande perda de tempo e dinheiro. E ninguém quer desperdiçar recursos, não é mesmo? Nem fadar uma campanha ao fracasso antes mesmo de começar.

Por isso, separamos algumas dicas de design essenciais para você levar em consideração na hora de aprovar ou reprovar uma arte. Confira!

Cuidado com informação além da conta

Dicas de design: cuidado com informação demais

Quando você coloca muitas informações em uma peça de arte só gera muitos ruídos. Isso atrapalha a assimilação delas pelo leitor. Além disso, é preciso prestar atenção à quantidade de texto! Ferramentas de anúncios como a do Facebook limitam o espaço que textos podem ocupar da arte a 20%. Por isso, uma das nossas dicas de design é não exagerar na quantidade de informações na arte. Lembre da máxima “menos é mais”!

Mantenha a identidade visual

Dicas de design: mantenha a identidade visual

É importante que as pessoas enxerguem que aquela peça publicitária ou post é da sua empresa. Essa identificação também deve acontecer pelas cores, elementos e linguagem utilizada. Não basta colocar a logomarca do seu negócio, ele precisa ter uma “personalidade” que o identifique. Para lhe orientar, é importante que a empresa tenha um guia de marca. Ele vai definir tipografia, cores, diretrizes de aplicação da logo, elementos e palavras que fazem parte do seu universo. Essas diretrizes devem ser seguidas no seu material de comunicação.

Siga a hierarquia da informação

 
Dicas de design: siga e hierarquia da informação

 

Escreva em um papel qual a ordem de relevância das informações que sua arte deve conter. O que é mais importante de comunicar? O que deve ter destaque em seguida? É assim que um designer deve criar o mapa a ser seguido pelo olhar do leitor. A ordem de destaque dos elementos na arte deve seguir a pirâmide de hierarquia das informações.

Observe a simetria

Dicas de design: observe a simetria

Somos condicionados a direcionar nosso olhar para o que é simétrico. Por isso, preste atenção na simetria dos elementos que compõem sua arte. Sempre preze pelo alinhamento correto dos componentes e da impressão geral que eles causam. Seu layout dá uma sensação de bagunçado ou transmite uma calmaria pela organização?

Considere o meio de veiculação

Dicas de design: considere o meio de veiculação

A comunicação deve ser adequada a cada meio, observando suas peculiaridades, seja ele um site, uma rede social, um outdoor ou uma revista. Saiba criar um layout que destaque-se positivamente enquanto o usuário de uma rede navega pelo seu feed. Ou um outdoor que ganhe a atenção de um motorista que para no sinal de trânsito. Pense no contexto em que sua arte será vista! E em quanto tempo você terá para captar a atenção de alguém naquele meio. 

Mesmo assim, ainda tem dúvidas? Então peça o apoio do trabalho de uma agência de comunicação e se sinta mais seguro. A VSM Comunicação tem 30 anos de mercado e engloba todas as áreas da comunicação corporativa. O sucesso de qualquer negócio passa por uma boa comunicação e a VSM possibilita a você alcançá-la. Entre em contato conosco! 

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