fbpx

Dia do jornalista: 4 filmes para refletir sobre a profissão

Dia do jornalista: 4 filmes para refletir sobre a profissão

Informação, credibilidade, investigação, fontes, pautas e deadline. Estes e outros termos caracterizam bem a profissão do jornalista. Para homenagear este profissional responsável por levar a notícia à sociedade, elencamos cinco filmes que abordam várias vertentes do jornalismo. Confira!

 

1 – TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

Um clássico para os apaixonados pelo jornalismo investigativo. O longa nos mostra que pautas surpreendentes podem ser extraídas ao analisar minuciosamente todos os contextos de um fato. Claro, que também é necessário ter um ótimo faro para boas histórias.

Uma dupla de jornalistas do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cerca de cinco homens à sede do Partido Democrata. A investigação tem como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

Vencedor de quatro Oscar e indicado para outras quatro categorias, o longa traz um roteiro envolvente que detalha brilhantemente o caso Watergate, um escândalo político ocorrido em 1974.  Uma simples invasão a um comitê político esconde um grande escândalo de corrupção.

 

2 – O ABUTRE (2014)

Quem disse que o jornalista não pode ser um profissional freelancer? Para sobreviver em Los Angeles, Louis Bloom, interpretado por Jake Gyllenhaal, faz da sua câmera de vídeo seu meio de ganhar dinheiro.

Louis filma crimes e acidentes para vender as histórias aos veículos interessados. Com seu jornalismo policial independente, o personagem faz jus ao título do longa, ao não medir escrúpulos para conseguir boas imagens da dor alheia.

3 – SPOTLIGHT (2015)

Praticamente todo estudante de jornalismo já assistiu Spotlight pelo menos uma vez na vida, seja para escrever uma resenha para alguma cadeira da faculdade ou simplesmente aprender um pouco mais sobre o jornalismo investigativo.

Sob direção de Tom McCarthy, o filme narra a história de um grupo de repórteres que investigam casos de pedofilia praticados por líderes da igreja católica. Documentos e entrevistas com as testemunhas tornam-se provas essenciais para incriminar os abusadores, além de tornar público todos os crimes de abuso sexual praticado pelo alto clero.

Spotlight é o nome da equipe editorial do jornal Boston Globe, responsável pelas reportagens especiais. A equipe é composta por: Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carroll (Brian d’Arcy James), além do Walter Robinson (Michael Keaton).

4 – THE POST (2017)

Para além do jornalismo investigativo, o filme defende a liberdade de imprensa e o livre acesso à informação. Após o jornal The New York Times divulgar uma série de matérias que denunciam as mentiras do Governo Americano acerca da atuação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, o presidente Richard Nixon processa o veículo com base na Lei de Espionagem (lei válida somente em território norte-americano).

Com o silêncio do The New York Times, integrantes do veículo The Washington Post decidem convencer os editores sobre a importância de seguir com a denúncia.

O longa foi vencedor dos prêmios: Paul Selvin, National Board of Review de Melhor Filme, além de ser indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme.


Então, gostou das dicas? Bom filme para você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu