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5 coisas que as pessoas odeiam sobre comunicação interna nas empresas

5 coisas que as pessoas odeiam sobre comunicação interna nas empresas

Já diz o ditado popular: “quem não se comunica se trumbica”. Isso também vale para pequenos e grandes empreendimentos. A falta de comunicação interna nas empresas poder sair muito caro ou até mesmo ser fatal para as organizações.

Mas como estabelecer um fluxo contínuo e eficiente de informações entre colaboradores? Essa é grande questão! Um dos pontos de partida é tentar entender os motivos por que as pessoas NÃO participam desse processo de colaboração.

Quer saber saber quais são os principais obstáculos que impedem sua empresa se comunicar melhor? Leia este artigo até o final e fique bem informado!

Sobrecarga de informações

Não raro, os bancos de dados das empresas não são segmentados. São as famosas “listas gerais” de e-mail e telefone. Na hora de fazer o disparo, a mesma mensagem é enviada para pessoas que pouco, ou nada, têm a ver com as informações escritas. O resultado? Caixa de e-mail cheias e a intranet quase abandonada.

Do que adianta falar sobre mudanças na organização de documentos para a equipe de limpeza se eles não lidam diretamente com esse material? Cada mensagem deve ser direcionada para o público certo.

Priorize mensagens relevantes para que seus colaboradores fiquem cada dia mais bem informados e empolgados.

Utilizar canais que não são eficientes

Toda forma de comunicação é válida quando você pretende passar uma mensagem. Por isso, não aposte todas as suas fichas em apenas um canal, sobretudo se ao medir os resultados ele mostrou baixa eficácia.

Hoje em dia, há um smartphone em praticamente todos os bolsos ou bolsas de um funcionário. Use e abuse disso. Construa fluxos de nutrição por e-mail, Whatsapp, Intranet ou aplicativos construídos especificamente para a comunicação entre empresa e colaborador.

Não esqueça de sempre respeitar a privacidade, o horário de trabalho e as atribuições na empresa dos seus colaboradores.

Textos pouco atrativos

Ler um texto com erros de português, truncado e impessoal é uma tarefa sofrível. Quer que sua equipe esteja engajada com sua mensagem? Execute seus comunicados internos como um profissional de marketing!

Em outras palavras, foque na leiturabilidade e na fluidez da sua mensagem. Pense na experiência de quem está recebendo a mensagem no outro lado.

Mero canal de memorandos

A comunicação com funcionários tem sido, há muito tempo, a província do setor de Recursos Humanos. Não raro as mensagens são burocráticas, impessoais e pontuais. Não há motivos para que esse cenário permaneça o mesmo.

Boas relações contribuem para níveis mais altos de engajamento. Sem falar no aumento da satisfação no trabalho, o moral, a produtividade e o comprometimento.

Aposte em mensagens que incentivem seus colaboradores a serem pessoas e profissionais melhores. Divulgue cursos, notícias setoriais, aniversários, confraternizações, etc. Ajude a construir um ambiente de trabalho positivo e estimulante.

Não ser ouvido

Este motivo ficou por último porque é o mais grave! Muitos executivos acreditam que os funcionários não se importam com os problemas que os mantém acordados à noite. Eles não poderiam estar mais enganados.

Os colaboradores não só se importam profundamente com a empresa como têm opiniões e sugestões sobre essas questões. Afinal, eles lidam com elas diariamente.

Melhorar os canais onde as vozes coletivas e individuais dos funcionários são ouvidas é crucial para quem deseja construir uma ambiente organizacional saudável.

Outra dica é reformular as comunicações com base nos grupos de partes interessadas com os quais os funcionários se identificam: grupos de trabalho, grupos de projetos e o relacionamento funcionário-supervisor, etc.

Pronto para melhorar a a eficiência da sua empresa? Coloque as informações deste texto em prática e veja os benefícios de apostar em comunicação interna nas empresas.

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