Se destacar na imprensa, ser sempre lembrado como fonte para jornalistas e estar presente em matérias de rádio, internet, TV e jornal impresso. Qual bom profissional ou empresa não deseja isso, hein? Esse posicionamento pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Entretanto, estar bem preparado para as entrevistas, falar com clareza e passar a mensagem correta nem sempre é tarefa fácil. É nessas horas que saber o quê e como dizer pode ser o “pulo do gato”.
O treinamento de mídia é uma estratégia de comunicação utilizada pela assessoria de imprensa para melhorar o posicionamento de porta-vozes em entrevistas. Quer saber como fazer o Media Training?
Neste post, você vai entender como a prática pode ser uma forte aliada da comunicação da sua empresa. Boa leitura!
Como o Media Training pode te ajudar?
Você já deve saber que o relacionamento com a imprensa não nasce da noite para o dia. E ser porta-voz de notícias requer muito preparo e confiança.
Isso é mais difícil do que parece. Como não ficar nervoso com uma entrada ao vivo em uma rádio ou quando o cinegrafista liga a luz e fala “gravando”?
Reconhecer a importância desse processo já é o primeiro passo para você acertar na forma de comunicar os seus objetivos e mensagens, que deve ser o mesmo para toda a hierarquia da empresa.
O segundo passo é entender bem o que você quer transmitir ao público. Isso é fundamental para que os porta-vozes e colaboradores saibam valorizar as pautas positivas, defender a marca em momentos de crise e se posicionarem de forma correta.
Assim, o Media Training pode ser uma ferramenta a ser sempre utilizada para alinhar discursos, prevenir ruídos na comunicação e controvérsias.
É importante compreender que todas as pessoas dos diferentes setores de uma organizações representam a empresa. E se, porventura, na hora da crise acontece um deslize na comunicação, uma informação desalinhada, toda a estratégia de comunicação pode ir por água abaixo.
O que o treinamento pode ensinar?
São inúmeros os benefícios que um Media Training oferece aos participantes do curso. Listamos aqui alguns exemplos práticos do que se aprende no treinamento:
- Entender o funcionamento das redações dos veículos de comunicação;
- compreender as oportunidades de gerar pautas positivas;
- se relacionar com jornalistas, seja na hora das entrevistas ou em momentos sociais
- a se portar numa entrevista para os diferentes veículos;
- identificar possíveis crises de imagem a tempo de preveni-las;
- se posicionar de forma correta quando a crise já está acontecendo. Afinal, nem sempre o silêncio é a melhor resposta;
- transmitir a mensagem de forma objetiva e clara, evitando termos técnicos;
- saber mais sobre o papel fundamental da comunicação corporativa.
Quando fazer
Vale ressaltar que não existe uma periodicidade pré-definida para estabelecer o tempo de realizar um treinamento de mídia. O mais aconselhado é fazê-lo com frequência, sempre de acordo com as necessidades que o setor de comunicação identificar.
E aí, conseguiu perceber o momento de fazer um Media Training com a sua equipe?
Ficou curioso sobre os serviços que uma comunicação corporativa eficaz pode te oferecer? Assine abaixo a nossa newsletter para receber nossas notícias.