fbpx

Aprenda como fazer Media Training e evite ruídos na comunicação empresarial

Aprenda como fazer Media Training e evite ruídos na comunicação empresarial

Se destacar na imprensa, ser sempre lembrado como fonte para jornalistas e estar presente em matérias de rádio, internet, TV e jornal impresso. Qual bom profissional ou empresa não deseja isso, hein? Esse posicionamento pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Entretanto, estar bem preparado para as entrevistas, falar com clareza e passar a mensagem correta nem sempre é tarefa fácil. É nessas horas que saber o quê e como dizer pode ser o “pulo do gato”.

O treinamento de mídia é uma estratégia de comunicação utilizada pela assessoria de imprensa para melhorar o posicionamento de porta-vozes em entrevistas. Quer saber como fazer o Media Training?

Neste post, você vai entender como a prática pode ser uma forte aliada da comunicação da sua empresa. Boa leitura!

Como o Media Training pode te ajudar?

Você já deve saber que o relacionamento com a imprensa não nasce da noite para o dia. E ser porta-voz de notícias requer muito preparo e confiança.

Isso é mais difícil do que parece. Como não ficar nervoso com uma entrada ao vivo em uma rádio ou quando o cinegrafista liga a luz e fala “gravando”?

Reconhecer a importância desse processo já é o primeiro passo para você acertar na forma de comunicar os seus objetivos e mensagens, que deve ser o mesmo para toda a hierarquia da empresa.

O segundo passo é entender bem o que você quer transmitir ao público. Isso é fundamental para que os porta-vozes e colaboradores saibam valorizar as pautas positivas, defender a marca em momentos de crise e se posicionarem de forma correta.

Assim, o Media Training pode ser uma ferramenta a ser sempre utilizada para alinhar discursos, prevenir ruídos na comunicação e controvérsias.

É importante compreender que todas as pessoas dos diferentes setores de uma organizações representam a empresa. E se, porventura, na hora da crise acontece um deslize na comunicação, uma informação desalinhada, toda a estratégia de comunicação pode ir por água abaixo.

O que o treinamento pode ensinar?

São inúmeros os benefícios que um Media Training oferece aos participantes do curso. Listamos aqui alguns exemplos práticos do que se aprende no treinamento:

  • Entender o funcionamento das redações dos veículos de comunicação;
  • compreender as oportunidades de gerar pautas positivas;
  • se relacionar com jornalistas, seja na hora das entrevistas ou em momentos sociais
  • a se portar numa entrevista para os diferentes veículos;
  • identificar possíveis crises de imagem a tempo de preveni-las;
  • se posicionar de forma correta quando a crise já está acontecendo. Afinal, nem sempre o silêncio é a melhor resposta;
  • transmitir a mensagem de forma objetiva e clara, evitando termos técnicos;
  • saber mais sobre o papel fundamental da comunicação corporativa.

Quando fazer

Vale ressaltar que não existe uma periodicidade pré-definida para estabelecer o tempo de realizar um treinamento de mídia. O mais aconselhado é fazê-lo com frequência, sempre de acordo com as necessidades que o setor de comunicação identificar.

E aí, conseguiu perceber o momento de fazer um Media Training com a sua equipe?

Ficou curioso sobre os serviços que uma comunicação corporativa eficaz pode te oferecer? Assine abaixo a nossa newsletter para receber nossas notícias.

Gostou do texto?

Assine esta newsletter e receba nossos conteúdos sobre Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa e Marketing Digital

Deixe uma resposta

Fechar Menu