Assessoria de Imprensa para Eventos: 3 etapas para o sucesso

Você já deve saber que a assessoria pode ser dividida em vários segmentos, correto? Entre eles, existe a assessoria de imprensa para eventos, que se firma como meio de auxiliar na divulgação e visibilidade de um determinado projeto diante da mídia.

Para chegar a esse resultado, distribuir o processo de execução é decisivo para tudo ficar perfeito antes de subir ao palco.

Você saberá neste texto quais são e como os 3 principais passos vão te auxiliar na hora de dar um show. Boa leitura!

Chame atenção do público

Isso já deve ter acontecido com você, principalmente se gosta de música. O seu artista favorito anuncia que vai à sua cidade e você corre para fazer planos. A partir daí é uma maratona de estudo do local da apresentação, escolha do melhor setor, compra de ingressos e olhar atento nas novidades. Isso, frequentemente, com meses de antecedência!

Essa fase pré-show é fundamental para criar expectativas e aumentar a ansiedade. Afinal, tantos esforços investidos na organização tornam a data de fato especial!

Por isso, não importa o tamanho do evento que você está realizando, a divulgação sempre será uma parte importante para que o público esteja presente quando tudo estiver pronto. Então, não subestime essa etapa! Afinal, você não quer chegar ao grande dia e encontrar o local vazio, certo?

Mas como despertar o interesse do público? Uma boa assessoria de imprensa pode te dar uma mãozinha ampliando sua divulgação através de pautas em veículos de comunicação, com:

• Mapeamento de veículos que se encaixam no seguimento deste evento;
  • envio de notas ou releases com sugestão de pauta para divulgação;
  • contato com a imprensa para fazer o follow-up e apurar os veículos que se interessam em cobrir o evento;
  • parcerias com jornalistas, influenciadores e blogueiros para ampliar a divulgação;
  • agendamento de entrevistas, coletiva de imprensa, sorteios, promoções e postagens nas redes sociais.

Garanta a visibilidade de quem está no palco

O grande dia finalmente chegou, mas o trabalho está apenas começando. Mesmo que essa etapa seja realizada com antecedência, o credenciamento da imprensa é fundamental para garantir a cobertura do evento na data marcada.

Não esqueça de preparar um bom press kit com todo o material atualizado de divulgação, como fotos e informações importantes que auxiliam a imprensa durante o trabalho.

Dependendo do tipo de evento, o assessor pode oferecer ao cliente o serviço de media training, que consiste na preparação de um porta-voz da empresa para as demandas de entrevistas.

Atenção também para possíveis crises na comunicação! Acompanhar de perto tudo que está sendo dito sobre o seu evento é importante. Antecipe cenários e evite que polêmicas ou notícias negativas espantem o seu público!

Por último, não esqueça de que o evento precisa ter a própria cobertura. Ou seja, grave entrevistas, crie postagens nas redes sociais e registre os principais destaques. Mostre ao público que o evento é um sucesso!

Colete bons resultados

Para a terceira e última etapa, é importante que o assessor envie à imprensa releases sobre o pós-evento, monitore as postagens nos veículos de comunicação e, novamente, gerencie eventuais crises que possam surgir.

Essa fase também é crucial para dar um feedback ao público e avaliar as opiniões. Se tudo tiver ocorrido bem, essa será uma forma de estreitar e validar o bom relacionamento com os envolvidos.

Pronto para dar um show e ter sucesso com a assessoria de imprensa para eventos? Com este texto você já pode dar os passos iniciais e dar o que falar.

Quer saber mais sobre Comunicação Corporativa? Assine nossa newsletter logo abaixo e receba nossas novidades por e-mail!