Você já deve saber que a assessoria pode ser dividida em vários segmentos, correto? Entre eles, existe a assessoria de imprensa para eventos, que se firma como meio de auxiliar na divulgação e visibilidade de um determinado projeto diante da mídia.
Para chegar a esse resultado, distribuir o processo de execução é decisivo para tudo ficar perfeito antes de subir ao palco.
Você saberá neste texto quais são e como os 3 principais passos vão te auxiliar na hora de dar um show. Boa leitura!
Chame atenção do público
Isso já deve ter acontecido com você, principalmente se gosta de música. O seu artista favorito anuncia que vai à sua cidade e você corre para fazer planos. A partir daí é uma maratona de estudo do local da apresentação, escolha do melhor setor, compra de ingressos e olhar atento nas novidades. Isso, frequentemente, com meses de antecedência!
Essa fase pré-show é fundamental para criar expectativas e aumentar a ansiedade. Afinal, tantos esforços investidos na organização tornam a data de fato especial!
Por isso, não importa o tamanho do evento que você está realizando, a divulgação sempre será uma parte importante para que o público esteja presente quando tudo estiver pronto. Então, não subestime essa etapa! Afinal, você não quer chegar ao grande dia e encontrar o local vazio, certo?
Mas como despertar o interesse do público? Uma boa assessoria de imprensa pode te dar uma mãozinha ampliando sua divulgação através de pautas em veículos de comunicação, com:
- Mapeamento de veículos que se encaixam no segmento deste evento;
- envio de notas ou releases com sugestão de pauta para divulgação;
- contato com a imprensa para fazer o follow-up e apurar os veículos que se interessam em cobrir o evento;
- parcerias com jornalistas, influenciadores e blogueiros para ampliar a divulgação;
- agendamento de entrevistas, coletiva de imprensa, sorteios, promoções e postagens nas redes sociais.
Garanta a visibilidade de quem está no palco
O grande dia finalmente chegou, mas o trabalho está apenas começando. Mesmo que essa etapa seja realizada com antecedência, o credenciamento da imprensa é fundamental para garantir a cobertura do evento na data marcada.
Não esqueça de preparar um bom press kit com todo o material atualizado de divulgação, como fotos e informações importantes que auxiliam a imprensa durante o trabalho.
Dependendo do tipo de evento, o assessor pode oferecer ao cliente o serviço de media training, que consiste na preparação de um porta-voz da empresa para as demandas de entrevistas.
Atenção também para possíveis crises na comunicação! Acompanhar de perto tudo que está sendo dito sobre o seu evento é importante. Antecipe cenários e evite que polêmicas ou notícias negativas espantem o seu público!
Por último, não esqueça de que o evento precisa ter a própria cobertura. Ou seja, grave entrevistas, crie postagens nas redes sociais e registre os principais destaques. Mostre ao público que o evento é um sucesso!
Colete bons resultados
Para a terceira e última etapa, é importante que o assessor envie à imprensa releases sobre o pós-evento, monitore as postagens nos veículos de comunicação e, novamente, gerencie eventuais crises que possam surgir.
Essa fase também é crucial para dar um feedback ao público e avaliar as opiniões. Se tudo tiver ocorrido bem, essa será uma forma de estreitar e validar o bom relacionamento com os envolvidos.
Pronto para dar um show e ter sucesso com a assessoria de imprensa para eventos? Com este texto você já pode dar os passos iniciais e dar o que falar.
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