Assessoria de Imprensa na Gastronomia: conquiste clientes com pautas positivas

Quem nunca viu uma foto ou vídeo de comida e ficou com vontade imediata de saber onde saboreá-la?

Caso você tenha se identificado com essa cena e tem um bar, lanchonete ou restaurante pode estar certo de que o seu cliente também já sentiu um apetite visual. Sacie-o usando o de assessoria de imprensa na gastronomia!

Leia o texto até o final e saiba como levar essa delícia de estratégia para seu estabelecimento gastronômico!

Com o olho maior que a tela

Uma das primeiras ações para atrair clientes é manter perfis em redes sociais e utilizar todos os recursos que essas tecnologias oferecem. Usuários e influencers usam esses canais para postar as fotos dos seus pratos para seus seguidores.

Práticas semelhantes vem sendo usado em matérias jornalísticas ou peças publicitárias há décadas, sem perder a influência de nos levar a querer comer com os olhos. Como isso não é possível, o mais provável é que a pessoa não se contente em apenas ver e aproveite a primeira oportunidade para degustar o prato.

Nessas horas, aliar mídia espontânea e assessoria de imprensa ampliam sua mensagem e pode ser a fórmula para o sucesso!

Afinal, um ambiente aconchegante descrito por uma coluna gastronômica, retratado em fotografia de jornal ou exibido em reportagem exclusiva podem proporcionar muitos clientes.

Deixando a casa cheia

Como já dissemos, os assessores de imprensa estão em contato direto com os jornalistas das redações. Por isso, eles sabem como traçar a melhor estratégia para transformá-lo em notícia.

É esse profissional que vai ajudar você a estar sempre em evidência (positiva, fuja das crises ou aprenda a driblá-las!) na mídia. Uma boa forma de conquistar espaço na memória do seu público-alvo.

Ele é quem vai mediar a comunicação entre seu estabelecimento e os jornalistas (especializados ou não em gastronomia) que escrevem ou narram diariamente histórias sobre hábitos alimentares e divulgam agendas culturais. Há também espaço para dizer onde comer bem no fim de semana, por exemplo.

Assim, a assessoria ajuda você a identificar oportunidades, emplacar destaques em guias concorridos e ser a primeira opção do público na hora do lazer!

A divulgação em diversos meios de comunicação ajudou o Restaurante Renascença e o bar Mel Amigo Cervejas e Petiscos, por exemplo, a darem grandes saltos no mercado gastronômico de Fortaleza em 2018. E estamos falando de estabelecimentos com pouco tempo de funcionamento.

Uma boa assessoria também vai saber te orientar como participar de associações, festivais, concursos, eventos e guias gastronômicos.

Esses encontros vão proporcionar visibilidade e ricas trocas de experiências com pessoas do ramo em que você atua. Tudo isso sem perder de vista as tendências do público a quem você serve.

Traçando estratégias

Com a comunicação em sintonia, é hora de pensar em maneiras de chamar a atenção de veículos. Você pode, por exemplo, ensinar como fazer uma receita diferenciada do seu estabelecimento. Assim seu estabelecimento gera conteúdos para veículos de comunicação e ainda chamar a atenção de um público maior.

Entre outras estratégias, você pode:

• Apresentar um cardápio inovador;
  • usar ingredientes regionais ou da época;
  • inovar na forma de entregar ou servir comida;
  • divulgar diferenciais no seu espaço (área para crianças, por exemplo);
  • ações promocionais (descontos, cartões de fidelização, campanhas, etc);
  • anunciar lançamentos de novos produtos, espaços, filiais ou franquias;
  • montar um press kit para imprensa, fornecedores e parceiros.

Agora você já sabe como a assessoria de imprensa na gastronomia ajuda a alavancar o seu negócio.

Mas essas são apenas algumas das muitas possibilidades que uma boa comunicação com o seu público (e com novos público, por que não?) vai oferecer para dar ao seu restaurante, bar ou lanchonete audiência tão qualificada como a dos melhores realities shows culinários.

Acompanhe de perto nossas postagens acessando o Facebook e o Instagram da VSM Comunicação! Temos certeza que você ficará sedento para experimentar os nossos serviços!

Gostou do texto?

Assine esta newsletter e receba nossos conteúdos sobre Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa e Marketing Digital