Como assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ajudam sua empresa?

Você é daqueles que acham a presença em jornais, rádios e canais de televisão uma estratégia executada somente por grandes empresas? E, por isso, pequenos e médios negócios não podem realizar esse investimento? Esse é um equívoco muito comum. Assim, muitos deixam de lado a linha de ação que constrói ou consolida uma imagem positiva nos meios de comunicação.

Aqui vamos mostrar como tornar-se ainda mais relevante para a sociedade com assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Apresentaremos ainda quais são as principais soluções ofertadas por empresas do setor. Confira!

Por que investir?

Que há vantagens em obter pauta positiva você já sabe, mas como usar em seu benefício? Antes de tudo, é preciso saber que essa prática é construída todos os dias e tende a se aprimorar com o passar dos anos. Isso consolida a estratégia em uma máquina de gerar resultados positivos, perenes e recorrentes.

Contudo, a relação entre assessoria e assessorado necessita ser transparente para tudo funcionar de forma ideal. Além disso, é fundamental que a empresa confie nas habilidades de quem contratou na hora de executar as melhores estratégias de divulgação, e vice-versa. Lembre-se que os dois lados estão no mesmo time.

Ciente disso, é hora de alinhar os discursos e se preparar para uma longa jornada de trabalho! Afinal, há um objetivo principal: a melhoria da imagem de empresas ou profissionais autônomos. Confira abaixo alguns dos proveitos dessa estratégia.

Conquista de autoridade

Não raro, muitos se queixam de jornalistas que entrevistam fontes com pouco conhecimento em um assunto. E por que isso acontece? É preciso compreender a rotina dos profissionais de redação. Eles têm prazos curtos e muitas tarefas para executar no expediente no trabalho. Por isso, eles fazem o melhor para entregar conteúdo de qualidade para a audiência dos veículos de comunicação. Então, saber como funciona a dinâmica dos jornais pode trazer benefícios para quem quer se posicionar como uma autoridade.

O que isso significa? Imagine que você é um advogado especializado em questões ambientais. Entretanto, poucas pessoas fora do círculo jurídico conhecem o seu trabalho. O que fazer?

A partir de informações dadas por profissionais como você, é possível pautar jornalistas, colunistas e apresentadores que falam para uma audiência qualificada. Assim, a cada entrevista você se torna uma fonte de informação de confiança desses profissionais e de seus respectivos públicos.

Afinal, quem não confia em médicos como Dráuzio Varella e Roberto Kalil Filho? Além dos méritos próprios em sua áreas, eles ajudam a construir conteúdo de qualidade para a sociedade. Da mesma forma, com o tempo os veículos de comunicação vão entender que você é uma autoridade em questões ambientais. Possivelmente, será lembrado quando precisarem de um porta-voz para entrevistas sobre o assunto.

Pautas positivas e presença constante

Agora imagine-se sendo dono de uma empresa que precisa ampliar a percepção do público com ações positivas. Por meio da mediação de um assessor com a imprensa, conquistado através de um bom relacionamento, é possível enviar para jornalistas sugestões de pautas sobre seu negócio. Pode ser resultados positivos, balanço anual, novos serviços, uma inovação, a criação de um relatório, etc.

Compreendendo bem os critérios de noticiabilidade de um veículo, uma empresa pode ser continuamente mencionada em editorias segmentadas ou programas de televisão ou rádio. Essa estratégia contribui significativamente para agregar valor à sua marca.

Um bom posicionamento na imprensa pode ainda diminuir os custos com marketing. Afinal, espaços conquistados nos veículos de comunicação são gratuitos, diferentemente dos valores pagos por espaços publicitários. Com a assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, o custo é apenas um valor mensal fixo pelos serviços que costuma ser bem menor que as cifras gastas em publicidade.

Outra vantagem importante é que pautas positivas constantes atraem não só clientes. Bons profissionais também serão seduzidos a trabalharem em empresas como a sua.

Gerenciamento de crises

Quando surgem questões polêmicas que envolvem a imagem de uma marca, mais do que nunca, é necessário uma assessoria de imprensa. É ela que, através do conhecimento profundo das redações, vai minimizar os prejuízos causados nesse momento com posicionamentos relevantes e orientando os porta-vozes sobre o que e como falar.

Tomar as medidas adequadas no tempo certo são fundamentais nessas horas. Afinal, não há situação ruim que não possa piorar. Contar com quem entende do assunto e se preparar antecipadamente com cenários reais ajudam sua empresa a sempre manter a reputação conquistada com muita luta.

Principais soluções

Sabendo dos benefícios da assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, conheça agora quais algumas soluções oferecidas por empresas do setor:

• Elaboração e divulgação de releases e notas para a imprensa;
  • contato com os veículos de comunicação para reforçar a sugestão de pauta (follow-up);
  • atendimento das demandas espontâneas de imprensa;
  • envio de relatório diário das inserções conquistadas na imprensa (clipping);
  • treinamento de porta-vozes para entrevistas (media training);
  • gerenciamento de crises.

Além desses serviços, a assessoria também fica responsável por atividades e ações que ajudam a fortalecer o relacionamento da empresa ou profissional com a mídia. Dentre essas iniciativas, podem ser propostos:

• Encontros para um bate-papo com jornalistas estratégicos para uma relação mais pessoal;
  • realização de coletivas ou confraternização entre a empresa e a imprensa;
  • distribuição de press-kits e brindes para os jornalistas em eventos ou datas comemorativas;
  • visitas às redações para divulgação de alguma pauta ou ainda para oferecer algum serviço aos jornalistas.

Agora que você já conhece os benefícios, vantagens e principais serviços. Ficou claro que vale muita a pena investir em assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o assunto ou está em busca de releases? Acesse a página do Facebook e o perfil no Instagram da VSM Comunicação e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Gostou do texto?

Assine esta newsletter e receba nossos conteúdos sobre Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa e Marketing Digital