fbpx

Aplicativo de celular é alternativa de atendimento ao público durante pandemia

Aplicativo de celular é alternativa de atendimento ao público durante pandemia

Um aplicativo desenvolvido por um grupo de cearenses tem facilitado a vida de servidores públicos, ajudando a despachar demandas durante o período de isolamento social. O Comunicação Pública idealizado pela advogada Marília Matos encurta o tempo e a distância entre os cidadãos e diversas entidades brasileiras.

No Poder Judiciário a iniciativa contabiliza inúmeros resultados. Com mais de 10 mil usuários ativos no Ceará, o app reúne advogados, magistrados, servidores públicos e população em geral num mesmo ambiente promovendo uma comunicação direta, simples e transparente.

Somente no período de 16 de março a 6 de abril, foram registradas 1.891 ocorrências nos canais das unidades judiciárias. Desse total, 823 foram mensagens/respostas de administradores de perfis; 1.068 mensagens/pedidos de jurisdicionados (advogados, defensores e partes), sendo 371 realizados por advogados/partes diferentes. Além do Ceará, o aplicativo é utilizado em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

O Comunicação Pública funciona como um balcão virtual de atendimento. Autoexplicativo e de fácil entendimento, as pessoas podem interagir como numa rede social. Os órgãos públicos criam um perfil oficial e as pessoas interessadas nos seus serviços passam a ter um diálogo direto. As demandas são registradas no aplicativo pelo usuário e respondidas pelo administrador da conta.

Segundo a advogada Lires Teles Filgueira, a ferramenta é eficaz e tem sido uma ótima aliada no seu dia a dia. “Neste momento de suspensão dos atendimentos presenciais e da urgência em se obter, por exemplo, pedido de alvará a ferramenta tem sido de exponencial importância para nós advogados pelo contato eficaz”, comenta.

Leonardo Vasconcelos, advogado e um dos sócios do aplicativo, explica que entre as principais vantagens está a otimização do tempo dos servidores. Além da objetividade da comunicação virtual, todas as solicitações ficam reunidas em um único ambiente, que pode ser acessado por todos os colaboradores de determinada unidade/instituição de qualquer smartphone ou mesmo por versão web.

“Na prática, enquanto a utilização do app permite ao cidadão obter informações diversas ou realizar solicitações de onde estiver por meio de seu smartphone, também possibilita que os servidores, ao invés de dedicarem maior parte do seu tempo à respostas de demandas feitas por e-mail ou aplicativo de mensagens privadas, possam melhor atender e responder de forma pública, o que significa dizer que por muitas vezes uma única resposta serve a todos os usuários solicitantes”, completou o advogado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu