fbpx

A importância do clipping para medir a presença da sua empresa na mídia

A importância do clipping para medir a presença da sua empresa na mídia

Antes de pontuar os processos e a importância do clipping como ferramenta para medir a presença na mídia, primeiramente é preciso saber o que é clipping. Clipping é o processo de monitoramento, análise e arquivamento de notícias que saem na mídia sobre um determinado produto, marca ou indivíduo. A expressão vem da língua inglesa e significa “recorte”.

Processos

Antes das plataformas digitais, o processo era feito manualmente e geralmente limitado aos veículos impressos. Porém, após o surgimento dos meios eletrônicos como o rádio e a televisão; e o desenvolvimento da internet, este importante método de monitoramento de notícias passou a abranger os demais meios de comunicação.

Atualmente, existem várias plataformas que auxiliam na clipagem para garantir que não passe despercebido tudo o que foi mencionado sobre o cliente. Agora, você deve estar se perguntando: mas qual a importância do clipping e como ele pode me ajudar?

Clipping x imagem e identidade corporativa


Estar atento ao que é mencionado pelos jornalistas sobre você ou sua empresa é vital para evitar possíveis crises, além de analisar se a imagem que é transmitida pela mídia condiz com a sua identidade. Não lembra a diferença entre imagem e identidade de uma corporação? Te explicaremos.

imagem corporativa é a percepção pública da empresa, enquanto a identidade corporativa é como a empresa quer ser percebida pelo público. Mas como saber se os veículos de comunicação estão divulgando notícias coerentes com o que você quer transmitir? É aí que entra o processo de clipping.

Além de captar todas as notícias de caráter espontâneo na imprensa, o clipping também é essencial para medir o trabalho realizado pelo assessor de imprensa ou o relações públicas da sua entidade.

 

Monitorar concorrentes

O processo de clipping traz outra vantagem para a sua empresa: o monitoramento de concorrentes. Estar atento ao que a mídia divulga sobre o seu concorrente é essencial para o crescimento da sua entidade no mercado e a melhor maneira de elaborar estratégias que possam te destacar no segmento.

Recapitulando

Ainda está com dúvidas? Elencamos para você alguns tópicos que falam sobre a vantagem do monitoramento de notícias:

– Evitar possíveis crises
– Controlar a própria reputação na mídia
– Monitorar concorrentes
– Mensurar os resultados da comunicação
– Saber o que é falado sobre a sua marca

Ficou interessado e quer contratar o serviço para a sua empresa? Nós, da VSM Comunicação, podemos te ajudar nisso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu